





Um gavião-carijó foi encontrado em um quintal do bairro Fonseca, em Niterói (RJ), no último domingo, dia 7. “Ele estava com um ferimento na asa”, conta o morador Paulo Coutinho, que levou a ave para a Fundação Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit). O local possui um espaço voltado à reabilitação de animais silvestres.
A fratura foi grave e não se pode confirmar o que a teria ocasionado. “Há uma série de possibilidades, mas o mais provável é que tenha sido uma predada ou algo do tipo”, afirma Thiago Muniz, veterinário do Zoo.
Até ser resgatado, o gavião perdeu muito sangue e nesta sexta-feira ainda não conseguia se alimentar sozinho. Ele tem recebido soro por meio de uma sonda. “Bom com certeza ele irá ficar, mas já sabemos que será inviável sua devolução à natureza”, diz Muniz. A lesão faz com que o animal não tenha mais equilíbrio para voar e ele será mantido em cativeiro.
O gavião-carijó, Rupornis magnirostris, pode ser encontrado em todo o Brasil. Possui aproximadamente 36 centímetros e se alimenta de pequenos lagartos, cobras, pássaros e roedores.
Além de gaviões, a Fundação Zoonit já resgatou e reabilitou jacarés, tamanduás, pinguins, tartarugas-marinhas, cobras, gambás, quatis e corujas.
Fonte: PEA