





O lixo que na quinta-feira tomou conta da praia de Copacabana, no Rio, desapareceu ontem, dando lugar a multidão de banhistas que aproveitou águas limpas. Nova análise da Feema liberou todas as praias da zona sul para o banho com exceção do Leblon. O final de semana, no entanto, não será de tempo bom. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, hoje e amanhã será de céu nublado com pancadas de chuva, devido à frente fria. O dias serão chuvosos até segunda-feira. A Defesa Civil está em estado de alerta. As temperaturas, porém, continuarão altas: de 21 a 36 graus. Segundo a Feema, Copacabana, Ipanema, São Conrado e Leme, que até quinta-feira eram impróprias para banho, estão liberadas. Não estão balneáveis só Leblon e trecho da Barra da Tijuca até o Pepê. Os banhistas não se importaram o diagnóstico. “A água está transparente, sem nenhum lixo. É difícil acreditar que não está própria para banho”, disse a turista paulista Maria Clara Chagas, 39 anos.
Ontem, a máxima no Rio foi de 38,8 graus. Copa estava lotada. “Hoje a água está ótima, o mar está calmo e na temperatura certa. A qualquer hora vai chover, então quis aproveitar o sol”, disse a atendente Késsia Lima de Queiroz, 19 anos, que foi de Nilópolis para o Posto 2.
Na Barra, o dono do quiosque Renascer, Márcio Mascaro, foi preso em flagrante por homens da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados, por furto de água. Na operação, na altura do Alfabarra, 16 chuveirinhos e quatro bicas ilegais foram desativadas pela Cedae.
Um mergulho refrescante, banho de mangueira, sorvete de frutas ou vitamina bem gelada. Quem aproveitou as opções para enfrentar o calor animal ontem no Rio foram cães, ursos, tigres e um chimpanzé.
No zoológico ou na casa dos donos, a bicharada sente no pêlo as altas temperaturas. Os que mais sofrem são os mamíferos, diz o veterinário do Zoonit, em Niterói, Thiago Muniz. O chimpanzé Jimmy toma água e vitamina gelada e faz a festa quando é dia de banho de mangueira, como ontem.
Pingüins contam com água refrigerada em Niterói e, no Riozoo, ficam em local com ar-condicionado. Diretor-técnico do Riozoo, Victor Hugo Mesquita conta que a dieta dos animais é mais leve. Frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja, e sorvete são iguarias saboreadas por ursos e tigres.
Dona do labrador Buddy, 5 anos, além de outro cão e dois gatos, a veterinária Márcia Abreu procura dar conforto para seus bichos. Buddy se esbalda numa tina cheia d¿água, uma das gatas dorme no azulejo frio do banheiro.
Para donos de bichinhos de estimação, Márcia recomenda tosa em animais peludos. “Também não se deve passear com os cães no sol quente. O dono vai de tênis, mas o cachorro queima as patinhas”, alerta. Para gatos, a dica é deixá-los quietos no lugar mais fresco da casa. Como o metabolismo dos felinos fica mais lento, qualquer esforço para brincar vai cansá-los. Alimentar os animais, só à noite, orienta. De dia, eles podem não comer bem. E deixar água fresca sempre à disposição.
Fonte: TERRA